quarta-feira, maio 21, 2008

Despertando o valor pela leitura


A turma do NEI Judite, está participando da sala informatizada aqui da escola. E estamos com um projeto muito interessante sobre leitura, no qual estamos explorando os autores Ruth Rocha e Ziraldo, conhecendo a construção de um livro, pesquisando títulos, explorando os sites dos autores... Já exploramos o site www.uol.com.br/ruthrocha da própria autora, nele lemos o livro virtual, brincamos com alguns jogos! E além disso vamos construir nosso próprio livro virtual. Esse trabalho conta com uma turma de 17 alunos entre 4 e 5 anos, a professora Mônica, auxiliar Simone e a Coordenadora da sala informatizada Grazi. Aguardem as fases de construção do nosso livro!!!




2 comentários:

Unknown disse...

As crianças do grupo 5 do NEI Judite Fernandes de Lima, têm vivenciado uma experiência bastante positiva desde o dia 08 de maio, quando visitaram pela primeira vez a sala informatizada da Escola Básica José do Valle Pereira. Esta idéia iniciou a partir do desenvolvimento de dois Projetos com o grupo, são eles: “Computadores no cotidiano do grupo 5 - um mecanismo de interação e conhecimento” e “Despertando o hábito da leitura, com alguns de nossos grandes escritores” que estão sendo desenvolvidos com o grupo no decorrer do presente ano. Na condição de professora regente do grupo, procurei a coordenadora da sala informatizada Graziella, para que, juntas, pudéssemos pensar na utilização dos recursos computacionais como uma forma de ampliar conhecimentos e perspectivas com os Projetos em andamento.
Desde então, as crianças visitam semanalmente a sala, na qual são planejadas e realizadas diversas atividades desde a produção de desenhos no paint, navegação no website dos escritores contemplados no projeto de literatura, interação com jogos educativos que vem ao encontro dos projetos mencionados anteriormente.
Numa descontraída conversa em roda, registrei algumas falas das crianças que refletem o prazer e o aprendizado que esta experiência têm proporcionado:
“Gosto de ir na escola, porque a Grazi é legal e os jogos são bem legais” Luiza (4 anos)
“Gostei do menino grande (monitor) que colocou joguinhos pra mim” Lucas (4anos)
“Eu aprendi a desenhar no computador” – Ana Carolini (5 anos)
“Eu gostei da história da televisão profi, da Ruth Rocha” Ana Luiza (5 anos)
“Eu gosto de construir castelo no computador” Guilherme (5anos)
A parceria com a coordenadora Graziella e as visitas semanais a sala informatizada têm oferecido de uma forma lúdica e prazerosa, inúmeras descobertas contribuindo significativamente para a inserção destas crianças com o meio digital.

Profª Monica F.C.P.Gonçalves

Unknown disse...

o trabalho dos alunos do
nei deve ser muito legal
já é um comesso de alguma coisa
inves de eles estar brincando
estão dessenvouvendo um trabalho
coisa que eu não fiz na creche
eu só brincava
com o meu primo
era deferente mais depois de um
ano que foi deferenciar
o meu primo já levava
deveres de primeira serie
para a casa ele gostava de fazer
agora que é as mesmas coisas
para ele fazer ele não faz
ele tem priguissa
mais esses
alunos do nei
dão um banho nas outras creches